uenf

uenf

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Site jornalístico "Quotidiano" divulga crescimento de adesão ao manifesto e tentativa de intimidação da reitoria da UENF

Manifesto: Docentes da Uenf com mais adesão

Enquanto isso, o reitor enviou uma Comunicação Interna aos professores buscando explicações. O documento demonstra que a reitoria quer dar caráter judicial ao caso.


Reitor pretende seguir o caminho jurídico para Manifesto de Docentes

Uma Carta lançada no último dia 7 de janeiro pelos professores da Uenf denominado “Manifesto em Defesa da Universidade Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro (Uenf)” começa a obter mais adesões dos profissionais da instituição. Na ocasião, 57 professores, de um universo de 300 com doutorado, assinaram o documento. O quadro atual já conta com 63 docentes que criaram um blog para divulgar o documento:manifestouenf.blogspot.com.br e um e-mail para novas adesões: emdefesadauenf@gmail.com

O documento faz diversas críticas ao modelo atual de gestão adotado pela reitoria. Segundo a organização do Manifesto, a universidade “vem sendo destruída por um grupo que parece mais interessado em se perpetuar no poder do que gerir corretamente a instituição”. A Carta reitera as denúncias sobre nepotismo, aquisições obscuras de equipamentos e obras milionárias inacabadas no Campus.

“Tudo isso macula a trajetória de 20 anos da nossa Universidade, eclipsa suas memoráveis conquistas na pesquisa científica e na formação de novos quadros profissionais, constrangendo e envergonhando a comunidade acadêmica. Este ambiente de destruição implantou-se apenas nos últimos seis anos, nas duas últimas administrações; nunca antes houvera nem mesmo suspeitas de posturas tão nocivas”, acrescentam os docentes.

Imediatamente a Reitoria rebateu as críticas dos professores. Segundo nota enviada, a Uenf vem obtendo sucessivos reconhecimentos externos que culminaram com o primeiro lugar entre as universidades do Rio de Janeiro no Índice Geral de Cursos (IGC/MEC) nos dois últimos anos. Além disso, a reitoria ressalta que a Uenf é reconhecida sistematicamente pelo MEC como uma das 15 melhores universidades do país e também é referência em Iniciação Científica - prêmios do CNPq em 2003 e 2009 - e extensão universitária - prêmio da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura em 2008.

A nota da reitoria frisa que estes avanços atestam a lucidez das últimas administrações e decorrem da competência e do empenho de profissionais que, independentemente de sua orientação política interna, captam recursos, geram novos conhecimentos, formam profissionais com qualidade e ajudam a construir a Universidade. “Muito ainda resta a avançar, mas temos convicção de que a Uenf está no caminho certo”, finaliza.

Em seu perfil no facebook, a professora Silvia Martínez, comenta a questão: “Eu aceito o reconhecimento, graças ao nosso trabalho do dia a dia, do idealismo dos professores, que mesmo no calor, sem iluminação, sem condições de trabalho, continuamos trabalhando e dando todo do melhor de nós!!!!! Não é uma vitória da gestão! É conquista de que faz a universidade no dia a dia!”

O novo embate fica por conta de uma Comunicação Interna enviada aos professores que aderiram ao Manifesto. No documento, assinado pelo reitor Silvério de Paiva Freitas, busca-se, numa nítida forma de coação, a confirmação da participação do docente no Manifesto. “Devo adiantar que as informações prestadas por Vossa Senhoria são indispensáveis para os procedimentos administrativos e, eventualmente, judiciais, visando a apuração das denúncias e o devido esclarecimento à Comunidade Universitária”, finaliza o reitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário