uenf

uenf

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Docentes lançam novo documento para ampliar debate sobre a situação da UENF

Carta Aberta: A UENF que desejamos


Em Janeiro de 2014, docentes da UENF assinaram um documento em que foi registrada sua insatisfação com os rumos que a Universidade vem tomando nos últimos tempos, culminando na citação do nome da instituição em matérias jornalísticas relatando denúncias do Ministério Público que mancham a trajetória de sucessos e vitórias registrados nos seus 20 anos. As diversas conquistas da UENF devem-se primordialmente ao esforço de seus servidores (docentes e técnicos) e do corpo discente comprometidos com a qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão, apesar da precariedade das condições administrativas e operacionais vigentes.

Com este primeiro documento, pretendeu-se sinalizar para a comunidade da UENF e para a sociedade em geral que existem servidores que se consideram profundamente desrespeitados diante de reportagens tão depreciativas e danosas à imagem da instituição, e que, não se sentindo representados pelo conteúdo das mesmas, exigem a retratação imediata dos responsáveis pelos atos denunciados. A Reitoria da UENF, entretanto, ao invés de se manifestar publicamente contra as acusações veiculadas pela imprensa e apurar os fatos por ela apontados, preocupou-se apenas em enviar aos signatários do documento uma carta em que, em tom de ameaça, pedem “...informações indispensáveis para os procedimentos administrativos, e eventualmente judiciais, visando à apuração das denúncias...".

Este é o momento de se estabelecer um debate amplo com todos os segmentos da Universidade para discutirmos que modelos queremos para o nosso ensino, pesquisa e extensão. Que metas podemos propor e alcançar a curto, médio e longo prazo para os cursos de graduação e pós-graduação? Quais são os principais gargalos que enfrentamos hoje e que nos impedem de atingir melhores avaliações em alguns cursos específicos? Que estratégias poderemos adotar para resolver nossos problemas mais urgentes?

Nossa Universidade deve ser associada a notícias positivas que envolvam exclusivamente a excelência em pesquisa, ensino e extensão, e se você está insatisfeito e se preocupa com os rumos da UENF, manifeste-se!

Campos dos Goytacazes, 30 de Janeiro de 2014.


Um comentário:

  1. Parece que quem vestiu a carapuça foram vocês… A carta do reitor fala em processos administrativos ou judiciais contra os responsáveis pelos fatos denunciados, não contra os denunciantes… Mas com denúncias vagas não se chega a lugar nenhum, a não ser na difamação...

    ResponderExcluir